Informação importante: Somente as entidades, departamentos, projetos e iniciativas certificados poderão utilizar a marca de qualidade “Bandeira da Ética”, em conformidade com a respetiva forma de certificação, no decorrer do período de validade da certificação e de acordo com âmbito estritamente relacionado com objeto de certificação aprovado.

Prémios - Boas práticas da Bandeira da Ética

Tendo em conta a importância da ética e dos seus valores plasmada na Lei de Bases da Atividades Física e do Desporto, na Lei orgânica e estatutos do IPDJ, no Plano Nacional de Ética no Desporto e na Carta Europeia do Desporto do Conselho da Europa, foi criada a Bandeira da Ética, a qual consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto.

Enquanto entidade responsável e promotora deste processo de certificação dos valores éticos no Desporto, o IPDJ I. P., através do PNED, institui, em cerimónia anual, os "Prémios - Boas práticas da Bandeira da Ética", de forma a reconhecer e partilhar as boas práticas prosseguidas no âmbito da Bandeira da Ética.

O regulamento encontra-se disponível aqui.

 

Cerimónia 2025 - Viseu

O Auditório do IPDJ em Viseu foi o palco da cerimónia nacional de entrega dos Prémios de Boas Práticas da Bandeira da Ética 2025, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

A cerimónia, realizada a 21 de outubro, reuniu dezenas de entidades desportivas, representantes institucionais, Embaixadores da Ética no Desporto e agentes desportivos de todo o país, num momento de celebração dos valores que dignificam o desporto.

Na sessão de abertura, Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, destacou que “hoje celebramos o trabalho de quem acredita que o desporto é muito mais do que competição. É respeito, é cooperação, é superação. É ética.” Sublinhou ainda que “a Bandeira da Ética é mais do que uma certificação. É um símbolo de responsabilidade, de valores e de transformação.”

A sua intervenção terminou com uma mensagem inspiradora:

“Estar no desporto é como estar na vida. Porque a vida também é um jogo, um jogo onde não vale tudo, nem pode valer tudo.

É nos valores que escolhemos seguir, nas regras que decidimos respeitar, e na forma como tratamos os outros, que se revela o verdadeiro espírito ético.

Hoje celebramos quem joga com respeito, com verdade e com coragem”.

No encerramento da cerimónia, o presidente do IPDJ, Ricardo Gonçalves, reforçou a importância do compromisso coletivo com os valores éticos no desporto:

“Hoje, celebrámos não apenas projetos e entidades, mas sobretudo pessoas, pessoas que acreditam que o desporto pode e deve ser um espaço de inclusão, respeito, formação e cidadania.”

Anunciou ainda que o IPDJ está a trabalhar na internacionalização da Bandeira da Ética, com uma primeira fase centrada na Europa, afirmando que “este é um passo estratégico para reforçar o papel do PNED como referência internacional na promoção de uma cultura desportiva ética e responsável.”

A cerimónia foi marcada por momentos de grande emoção e orgulho por parte das entidades distinguidas. Para muitos dos premiados, o reconhecimento representa não apenas a valorização do trabalho desenvolvido, mas também um incentivo para continuar a promover a ética no desporto, junto de atletas, treinadores, dirigentes e comunidades.

“É um orgulho enorme receber este prémio. Sentimo-nos valorizados e motivados para continuar a trabalhar com os nossos jovens, promovendo o respeito, a inclusão e o espírito de equipa,” partilhou um dos representantes das entidades distinguidas.

Conheça todas as entidades premiadas aqui

Aceda às fotografias do evento no seguinte link.

 

Cerimónia 2024 - Vila Nova de Famalicão   

A Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, foi palco da primeira cerimónia de entrega dos Prémios de Boas Práticas da Bandeira da Ética, a nível nacional, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Neste evento estiveram presentes a vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, Lídia Praça, o vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira e outras entidades ligadas ao mundo do desporto.

Pedro Oliveira deu as boas-vindas a todos os presentes e felicitou o IPDJ pelo trabalho desenvolvido na área da ética desportiva, destacando, a nível concelhio, o contacto estreito com as associações nesta matéria.  

Lídia Praça relembrou a criação deste projeto em 2016/2017 e o compromisso do IPDJ com os valores do fairplay, do respeito, de solidariedade, referindo que "no desporto, como na vida, não vale tudo. O desporto é competição, mas também é importante a forma como chegamos à meta." A vogal realçou a importância deste projeto, pioneiro e único na Europa, tendo sido já premiado.

Numa cerimónia apresentada por Jorge Gabriel, as entidades distinguidas com os prémios e Menções Honrosas, nas suas várias categorias, puderam dar a conhecer os projetos desenvolvidos.

Nesta cerimónia, foram entregues as bandeiras de bronze, prata e ouro às entidades, conforme o número de certificações obtidas, tendo a Escola de Judo de Nuno Delgado recebido a bandeira de Ouro.

A Bandeira da Ética é uma certificação de reconhecimento para clubes, escolas, municípios e outras organizações que promovem a ética e os valores no desporto. Anualmente, mais de 700 candidaturas são submetidas, das quais cerca de 400 recebem certificações.

As candidaturas vencedoras passaram por uma avaliação rigorosa realizada por um júri, que as premiou de acordo com os seguintes objetos de certificação: iniciativas, projetos, departamentos e entidades; e de acordo com os grupos: clubes e associações desportivas, municípios, escolas e outras entidades.

A Bandeira da Ética foi criada com base na importância da ética e dos seus valores plasmada na Lei de Bases da Atividades Física e do Desporto, na Lei orgânica e estatutos do IPDJ, no Plano Nacional de Ética no Desporto e na Carta Europeia do Desporto do Conselho da Europa.

Conheça os premiados aqui.

Aceda aqui à galeria de imagens 

Ver premiados do ano




Candidate-se à Bandeira da Ética

Candidatar

E-mail: bandeira@pned.pt

Telefone: 210 470 000

Informação importante: Encontra-se publicado em Diário da República e em vigor o novo Regulamento da Bandeira da Ética (Regulamento n.º 1032/2025) bem como a nova versão do Guia Orientador da Bandeira da Ética. Ambos os documentos encontram-se dísponíveis no separador "Documentos Orientadores" deste website. Será realizado um Webinar de esclarecimento sobre os novos formulários de candidatura no dia 1 de outubro de 2025 com dois horários possíveis (15h e 19h).


Fechar