Informação importante: Somente as entidades, departamentos, projetos e iniciativas certificados poderão utilizar a marca de qualidade “Bandeira da Ética”, em conformidade com a respetiva forma de certificação, no decorrer do período de validade da certificação e de acordo com âmbito estritamente relacionado com objeto de certificação aprovado.

Certificação

O processo

As entidades interessadas (clubes, sociedades desportivas, escolas, federações, associações, universidades, municípios, associações jovens, entre outras) na certificação da Bandeira da Ética devem registar-se. Após o registo, e já no seu espaço pessoal deve ser escolhida a opção “submeter candidatura”, procedendo-se o preenchimento do respetivo formulário. Após a submissão da candidatura, esta será analisada e avaliada pelo PNED numa perspetiva técnica, sendo posteriormente submetida à aprovação do Conselho Diretivo do IPDJ, I.P., órgão competente para outorgar a certificação, que tomará em conta na sua decisão, além do parecer técnico, fatores relacionados com o contexto da situação desportiva. No momento da validação da certificação emitida pelo IPDJ, I.P., e quando se trata da certificação atribuída a uma entidade ou a um departamento/secção da entidade, é entregue uma bandeira física e disponibilizado o “selo digital” da Bandeira da Ética. No caso de se tratar da certificação de um projeto/iniciativa, no momento da validação da certificação será disponibilizado apenas o “selo digital”. As entidades, projetos e iniciativas certificados poderão utilizar a marca de qualidade Bandeira da Ética em todos os seus processos de comunicação interna e externa no decorrer da validade da mesma. A certificação da Bandeira da Ética tem a validade de dois anos, a contar da data em que é emitida, não sendo renovável automaticamente.

Cronograma do processo de certificação

O período anual para a submissão de candidaturas decorre entre 1 de outubro e 31 de dezembro. A avaliação das candidaturas e solicitação de informação acrescida (sempre que se justifique) decorre de 1 de janeiro a 30 de abril. Poderá ser solicitado à entidade, após primeira revisão da candidatura por parte do avaliador, reforço de evidências, mais informações, pedido de esclarecimento ou mudança de objeto de certificação. Após receber, via correio eletrónico, esta solicitação a entidade dispõe de 15 dias seguidos para voltar a submeter a candidatura com as retificações solicitadas. A comunicação dos resultados finais é realizada no decorrer do mês de junho.

Janeiro, Fevereiro, Março e Abril

Período de avaliação das candidaturas e solicitação de informação acrescida (quando necessário). Período em que as entidades que submeteram candidaturas (e a quem foi solicitada informação acrescida) podem fazer reajustamentos face ás orientações recebidas

Maio

Período para homologação do CD do IPDJ

Junho

Comunicação dos resultados finais do 1º período anual de submissão de candidaturas

Outubro, Novembro e Dezembro

Submissão de candidaturas

Certificações válidas

Estas são as entidades, projetos e iniciativas que neste momento detêm a sua certificação válida

Candidate-se à Bandeira da Ética

Candidatar

E-mail: bandeira@pned.pt

Telefone: 210 470 000